30/09/2022

Uma tendência fortíssima no mercado online, que já se estabeleceu e tem dado muito certo, é a publicação de conteúdo para formação de audiência e aumento de tráfego nos sites, dos mais variados tipos.

Essa produção de conteúdo nada mais é que a alimentação de um blog, por exemplo, com textos, notícias, fotos e vídeos que podem chamar atenção do seu público-alvo.

Assim, atraído por um conteúdo relevante para ele, há maiores chances de que seu potencial cliente visite seu site.

Contudo, ainda que receita de sucesso, a criação e manutenção de um blog pode não ser suficiente, ou pelo menos não tudo aquilo que você pode atingir.

Afinal, uma parte massiva e importantíssima dos internautas se encontra nas redes sociais. No mundo todo, cerca de 3 bilhões de pessoas fazem uso diário de redes sociais.

Portanto, é simplesmente óbvio que você pode extrair parte massiva da sua audiência das redes sociais! Através delas, com seu perfil, você atrai visitantes ao seu site se oferecer a eles conteúdo relevante e útil. 

Mas como fazer da sua audiência nas redes sociais a audiência do seu site?

Com o avanço da tecnologia e da vida digital, a palavra de ordem se tornou interação.

É o que o público quer: interagir.

Afinal, as redes sociais trouxeram esse novo hábito para as pessoas, de maneira que estar conectado com o mundo e interagir com ele a partir de um dispositivo móvel, de um computador ou até de uma televisão já é praxe.

O usuário da internet, não só das redes sociais, quer receber de volta, quer atenção, quer possibilidades de interação. 

Nas vendas não seria diferente. Novos perfis de consumidores surgiram com essa onda de tecnologia e interação. Hoje, eles são mais exigentes, pesquisam mais, comparam mais, reclamam mais, devolvem mais...

Esses novos hábitos demandam novas maneiras de se atender e de se chegar até seu público, novas maneiras de engajamento. 

Esta palavra, tão utilizada atualmente, tem ganhado força à medida que os usuários da rede passam a entender que tudo na rede pode estar interconectado.

Se você se conecta com sua audiência e interage com ela, seu feedback é seguramente mais rápido e preciso; sua marca se torna conhecida mais rapidamente, afinal, tem mais possibilidades de estar diante de potenciais clientes; você pode fechar parcerias com digitail influencers  e conseguir maior visibilidade.

Comunique-se através de imagens

A tecnologia digital trouxe muitos avanços e melhorias.

Ao longo do tempo, alguns padrões relativos ao o que é melhor foram surgindo.

A pessoas passaram a ter mais pressa, por exemplo, então velocidade é um quesito importante nas práticas online.

Outro quesito importantíssimo que foi redefinido é a relação das pessoas com textos e imagens. 

Essa relação das pessoas com a produção de imagens foi se modificando à medida que a internet e as tecnologias digitais evoluíram.

Desde a primeira fotografia de todos os tempos, tirada em 1826 na Espanha, a humanidade vivenciou mudanças que vieram a passos lentos, até a primeira década dos anos 2000. A partir de então, tudo mudou. 

Hoje, as pessoas se comunicam, literalmente, a partir do envio de fotos.

Essa relação tão próxima e íntima com a produção de conteúdo imagético condicionou as pessoas a entenderem as imagens como uma forma de linguagem simples e direta para elas. 

Por isso, não apenas fotografias mas qualquer tipo de imagem pode ser interpretada e transmitir uma mensagem praticamente imediata.

Esse imediatismo não ocorre com a leitura de textos, por exemplo, que, diferentemente, das imagens, passou a ser algo cada vez menos interessante para o leitor.

Por isso, um dos primeiros passos para começar a atrair usuários de redes sociais para o seu site é postar imagens.

Elas ajudam a mostrar o objetivo do seu post, mantem o usuário interessado nos seus posts e facilita o engajamento. 

Esta mesma tática pode ser usada no seu blog ou vlog, afinal, o uso de imagens pode ajudar a fazer com que o leitor permaneça mais tempo na sua página.

Produza conteúdo de interesse da sua audiência

Outro fator importante para ajudar a levar audiência das redes sociais para o seu site é a produção de conteúdo.

O que postar nas redes para que os usuários se interessem?

Primeiramente, você precisa analisar e escolher qual/quais redes sociais melhor servem ao seu objetivo. Existem muitas e nas principais você não precisa pagar para ter uma conta, mas precisa de tempo e esforço para tocar cada uma delas, por isso não vá sair fazendo contas à torto e à direito em todas as mídias sociais.

É melhor que você escolha poucas redes mas que consiga dar conta de produzir conteúdo relevante para cada uma delas, bem como interagir com os usuários e desenvolver o uso das ferramentas que cada uma oferece.

Inclusive, para produção de conteúdo, é interessante que você conheça bem essas ferramentas específicas de cada rede social para que saiba exatamente o que e como postar. 

Mais uma dica muito boa para te ajudar a decidir o que postar é ficar de olho na sua concorrência! Dê uma espiadinha no que eles estão fazendo e procure fazer melhor. 

Produza conteúdo responsivo

Uma vez que estamos falando sobre como utilizar as redes sociais para atrair audiência para o seu site, é preciso levar em consideração a maneira como este conteúdo vai ser acessado. 

De nada adianta você ter conta em várias redes sociais, produzir conteúdo de qualidade para o seu público se este conteúdo só pode ser consumido com qualidade no computador, por exemplo. 

Sua logomarca e seu conteúdo precisam ser responsivos.

Trata-se da capacidade de adaptação do conteúdo a diversos formatos.

Atualmente, há diversos dispositivos que podem exibir seu site, suas redes socias e seu blog: celulares, tablets, smart tvs... é muito importante que o usuário tenha a facilidade de acessa-lo com qualidade de qualquer dispositivo que esteja utilizando. 

Por isso, no momento de formatar seu conteúdo, lembre que ele não será exibido apenas na janela em que você o está produzindo. O mesmo vale para sua logo!

Interaja com sua audiência

Como já foi visto, interação é tudo quando se fala em redes sociais. Não é só nelas que o público quer interagir, mas especificamente nelas eles esperam ter esse contato direto com sites, personalidades e marcas do seu interesse. 

Mas como trabalhar essa interação nas redes sociais com intuito de gerar tráfego ao seu site?

Todas as redes sociais são quase que literalmente isso: redes, onde um emaranhado de pontos - usuários - se conecta em várias direções da trama. Essa conectividade, na prática, se faz através de atitudes que você pode e deve ter online: curtidas, comentários e compartilhamentos. 

Portanto, é crucial que, em seus posts, você dê a devida atenção ao usuário:

  • curta suas respostas;
  • responda suas perguntas e colocações;
  • curta fotos, vídeos e postagens feitas por seus contatos que lhe pareçam interessante;
  • não faça comentário pejorativos, preconceituosos ou que possam ser mal interpretados.

Atenção! Tome cuidado com o que curte ou comenta: os seus contatos poderão ter acesso às suas atividades dentro das redes e descobrir se você curtiu/comentou alguma postagem que possa ter uma repercussão negativa.

Você precisa sempre estar atento à imagem que seu perfil vai passar aos seus contatos e trabalhar para transmitir a imagem que melhor atende ao seu obetivo. 

Faça seu conteúdo circular pela rede

Para que seu site seja visto como uma autoridade na área que abarca, é importante que o seu conteúdo seja disseminado pela rede, de forma que possa ser acessado a partir de outros endereços. Há alguns recursos que podem te ajudar a executar essa tarefa importantíssima para aumentar a credibilidade do seu site! 

Botões de compartilhamento

Seu blog e seu site devem ter os famosos botões de compartilhamento, ou seja: ícones que vão permitir que os usuários compartilhem diretamente em suas páginas nas redes sociais o conteúdo do seu blog e/ou site.

Se você buscar descobrir aquilo em que seu público está interessado, vai ter maiores chances de fazer com que seu conteúdo seja compartilhado.

Vale a pena você pesquisar o que seus contatos publicaram no passado. Isso vai permitir que você opte por pautas que tem maiores chances de gerar conteúdo para compartilhamento.  

E produzir com qualidade é infinitamente melhor que produzir focando em quantidade. Afinal, ninguém vai querer compartilhar um conteúdo que não parece confiável ou que não transmite credibilidade.

Se você quer que seu conteúdo seja compartilhado nas redes sociais, produza com qualidade, autoridade e verdade. Só assim as pessoas terão coragem de reproduzir o que você postou. 

Links externos

Se você quer que o Google entenda seu site como uma boa opção para apresentar em sua primeira página de buscas, você precisa mostrar pra ele que é uma autoridade no assunto do qual seu site trata. 

Para isso, você pode contar com a tática de distribuir links dos seus conteúdos em suas redes sociais e, tanto melhor, fazer com que esses links sejam reproduzidos em páginas dos usuários dessas redes e em outros sites. 

Numa versão antiga do algoritmo do Google, a avaliação de autoridade dum site era feita, dentre outros fatores, a partir da quantidade de vezes que links de conteúdos de um site eram replicados em outros sites ou páginas. 

Com isso, muitas pessoas, e até mesmo empresas, passaram a criar inúmeros sites, de forma aleatória, para direcionar a eles links de conteúdo do site que queriam impulsinar. 

Mas o Google foi crescendo, ficando mais velhinho e mais esperto. Esta prática já foi detectada e há quem diga que o algoritmo do Google não leva mais consideração este tipo de compartilhamento para rankear as páginas. 

De fato, esta prática que podemos chamar de jeitinho brasileiro - embora fosse comum no mundo todo! - já não engana mais o Google. Contudo, é importante que sites sérios e relevantes, e mídias sociais, contenham o link do seu site, pois o Google reconhece quais sites são relevantes e se seu link está associado a um deles, é mais fácil obter melhores posições nas buscas.

Utilize técnicas de SEO

Todas as dicas acima são importantes individual e coletivamente. Agora, se você acha que não há uma tecnica por tras daquelas postagens muito compartilhadas e curtidas, é porque não conhece as práticas de SEO. 

Muito eficazes para postagens em blogs e sites, elas tem tanto uso quanto nas redes sociais, embora de maneira um pouco diferente. 

O Google já declarou que não faz a avaliação de páginas de redes sociais a partir da quantidade de curtidas ou seguidores que um perfil. O que ele leva em conta é a qualidade do que é postado dentro de cada rede social - daí a importância dos links externos! 

O Bing, por sua vez, já declarou que considera, além da qualidade, os números dentro das redes sociais. Mas, uma vez que o maior de todos os mecanismos de busca na rede é o Google, é aconselhavel que você trabalhe as tecnicas de SEO para atender aos mecanismos de busca dele. 

Sabendo que as redes sociais podem ser aliadas de seu sucesso, conheça 5 ferramentas para te ajudar a converter leads em vendas!