30/09/2022

Atualmente, as empresas não tem mais encarado o marketing como um departamento opcional, mas sim como essencial para se estabilizar e se manter no mercado. Afinal, a concorrência tem sido um importante fator a se considerar em todos os setores.

Por isso, investir no relacionamento com seus clientes, melhorar a visibilidade de sua marca e diferenciá-la frente a concorrência é de crucial importância para seu negócio. 

Embora seja de suma importância, posicionar sua empresa no mercado pode também não ser a coisa mais simples do mundo, mas também não é impossível. Confira nossas dicas:

Como definir o orçamento de Marketing de uma empresa?

O primeiro passo para posicionar bem sua empresa no mercado é a construção de um plano de ações que gere bons resultados e envolva estratégias de marketing

Definir a verba a se empregar nas ações de marketing, entretanto, é algo que não se pode ensinar com uma fórmula: há diversos fatores a serem analisados antes de saber quanto você deverá investir em ações de marketing.

Para começar a orçar a verba de marketing que será investida em sua empresa, é necessário, antes de mais nada, saber exatamente qual sua receita. 

Entre em contato com seu departamento financeiro ou contador e descubra sua receita bruta ou receita estimada.

Receita Bruta

A receita bruta é aquela recebida antes de qualquer deduções ou subsídios, como para aluguel, custo de produtos vendidos, impostos, etc.

Receita estimada

Trata-se da quantidade de receita projetada para um determinado período contábil.

Esse cálculo pode ser importante para várias atividades financeiras, incluindo a estimativa de impostos devidos, orçamentos e declarações de emissão para acionistas e membros interessados do público.

Tamanho da empresa

Sua empresa é nova e está em ascensão ou se trata de uma empresa antiga e já estabelecida?

Normalmente, as novas empresas são aquelas que mais precisam impulsionar seu marketing.

Isto porque empresas novas precisam estabelecer sua marca e conquistar clientes fiéis.

Empresas já estabelecidas, embora precisem manter seu setor de marketing sempre ativo e operante, não precisam se esforçar nem investir tanto quanto empresas recém criadas.

Afinal, as pessoas já sabem seu nome, muitos de seus clientes já podem ter se tornado clientes fiéis e, provavelmente, compram sem sequer pensar duas vezes.

Orçamento de Marketing para novas empresas

Nas empresas recém criadas, o ideal é que se aloque para marketing pelo menos de 12% -20% de sua receita bruta.

Parece um valor muito alto, não é mesmo? Especialmente para empresas que acabam de ser criadas ou pequenas empresas. 

Bem, pense da seguinte maneira: sua empresa possui um novo produto ou serviço incrível - um importante fator de mudança no seu setor.

Mas ninguém está comprando, por quê?

O mais provável é que talvez as pessoas não estejam comprando porque não estão sendo expostas à este seu produto.

Muitas podem nem saber de sua existência, que dirá de suas qualidades e vantagens!

Portanto, o principal foco das novas empresas deve ser seu marketing.

Ações de marketing não trazem apenas novos leads e clientes, mas também auxiliam a estabelecer sua marca como autoridade no seu ramo.  

E, uma vez que sua marca tenha alcançado seu devido lugar no mercado, você pode, definitivamente, discutir a redução de seu orçamento de marketing.

Orçamento de marketing para empresas já estabelecidas

Para empresas estabelecidas o ideal é que, pelo menos, de 6% a 12% de sua receita bruta deve ser alocada para marketing.

Mas por que tão pouco comparado às pequenas empresas?

Empresas mais antigas, como mencionado anteriormente, não precisam investir tanto em marketing pois já tem sua imagem estabelecida no mercado.

Estas empresas já fidelizaram seus clientes e já possuem muitos leads.

Embora ainda precisem constantemente de ações de marketing, elas certamente não precisam investir tantos recursos quanto uma pequena empresa.

Não se pode dizer que há um número exato para cada empresa investir em ações de marketing, mas estas porcentagens já são um bom ponto de partida para dar início às estratégias de marketing de sua empresa.

Retorno sobre Investimento em Marketing

O retorno sobre investimento é representado pela siga ROI (em inglês, Return on Investment), que se trata de uma ferramenta de medição.

O ROI serve como indicador para entender onde investir e o que cortar.

Assim, o ROI em Marketing serve para medir quanto lucro você ganha em um determinado investimento de marketing.

Para descobrir o retorno do seu investimento, é necessário identificar alguns números para suas fórmulas de ROI. 

As métricas utilizadas na definição do ROI são variáveis e dependem da individualidade de cada empresa. 

Abaixo, um exemplo de como identificar métricas para calcular o ROI do seu investimento em Marketing:

  • Custo das mercadorias vendidas: o custo real para produzir seu produto ou fornecer seu serviço;
  • Investimento de marketing: custo de mídia ou custo de produção;
  • Receita: sua receita total ou seu lucro bruto, ou líquido.

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