20/09/2022

Muito tem se falado sobre empreendedorismo nos últimos tempos, e embora o número de empreendedores no Brasil seja considerado alto (52 milhões de pessoas – GEM), ainda é assustador a quantidade de negócios que surgem, mas não conseguem vigorar.

Mais complicado do que iniciar um negócio é conseguir mantê-lo a longo prazo. Por isso, para que você não corra riscos de falir ou ter prejuízos com seu empreendimento, preparamos 5 dicas incríveis e importantes que todo empreendedor deveria conhecer:

1. Tenha metas claras e bem definidas

Seja qual for a sua ideia de negócio, tenha em mente que para concretizá-la e torná-la lucrativa é preciso ter as suas metas bem delimitadas.  

Afinal, como saberá se alcançou o objetivo se você não o tinha definido previamente?  

Além de possibilitar que suas ações sejam mensuradas com maior facilidade, sabendo onde você pretende chegar com sua empresa, acertar o caminho do sucesso se torna muito mais fácil.

Depois de tudo bem definido, é hora de colocar a segunda dica em prática.


2. Planejamento financeiro

Parece impossível imaginar um negócio de sucesso sem um bom controle de gastos e lucros, não é mesmo?

Seja um pequeno, médio ou grande empreendimento, todos eles precisam de um acompanhamento das finanças. Caso contrário, as chances de prejuízos e falência é expressivamente alta.

Tendo em mente as metas que você definiu na etapa anterior e investindo valores ideais em cada estratégia planejada, ao findar do mês você não terá surpresas negativas e o seu dinheiro não será gasto sem necessidade.


3. Sua marca precisa ser conhecida

Um negócio que não é visto não transmite confiança aos clientes e não gera tantas vendas como poderia.

Desse modo, a terceira dica empreendedora para você é: divulgue sua empresa!  

O marketing é fundamental para fortificar e engajar qualquer marca. Além, é claro, de colaborar expressivamente para atração de novos compradores e pessoas interessadas em seu tipo de negócio.

Para tornar a sua empresa conhecida, você pode:

  • Promover campanhas através das redes sociais;
  • Divulgar promoções e descontos;
  • Compartilhar os valores de sua marca;
  • Interagir com os usuários online;

E tantas outras formas de fazer a sua marca crescer, se destacar no mercado e fidelizar pessoas e clientes.  


4. Aprender nunca é demais

Se você está lendo este texto, parabéns!

Isso mostra que está seguindo uma das mais importantes premissas de um bom empreendedor: manter-se em constante aprendizado.

Acompanhar as tendências e novidades do mercado é mais que necessário se você não quer que sua marca seja vista como ultrapassada.

Nesse sentido, estar atento e antenado às novidades ditadas pela internet e pelo mercado consumidor, é mais que uma necessidade se você deseja crescimento e lucros para o seu negócio.  

Fazer cursos de especialização e acompanhar blogs de renomados empreendedores, são exemplos de práticas exitosas que você pode adotar. 


5. Inove!

A quinta e última dica pode parecer clichê, mas você precisa pensar em estratégias inovadoras para se diferenciar dos concorrentes e chamar a atenção dos consumidores.

A verdade é que as pessoas já estão cansadas de se depararem sempre com as mesmas soluções para os seus problemas. Por isso, pensar “fora da caixa” e inovar, são fatores indispensáveis para a sobrevivência de qualquer empresa.