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Roupas lideram novamente a intenção de compra para o Natal de 2015, aponta o Meseems

Publicado em 15.12.2015 às 14:40 | Postado em: Mercado | Fonte: http://ecommercenews.com.br/
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O MeSeems, especializado em pesquisas online em tempo real, realizou levantamento com 3419 pessoas, de todas as regiões do País, que aponta a intenção de compras para o Natal. De acordo com o estudo, 91% dos respondentes irão comemorar o Natal. Em relação à troca de presentes, 70% dos respondentes pretendem presentear alguém esse ano, em comparação com 77%, segundo a pesquisa de Natal feita no ano passado. Os pais lideram a lista com 70% da intenção, seguidos de namorados (as) e irmãos (37%), marido/esposa (32%), e filhos (29%). Cerca de 29% responderam que irão presentear a si próprio.

Acerca dos tipos de presentes, a pesquisa destacou que as roupas, assim como no ano anterior, continuam sendo o objeto de desejo dos entrevistados, com 64% da intenção, 4% a mais em relação a 2014. Os brinquedos aparecem em segundo lugar com 36%, seguidos de acessórios – carteiras, cintos e bolsas – (31%) e calçados (29%). Eletrônicos em geral aparecem com 11%.

Quando perguntados sobre o local onde devem fazer suas compras, 72% responderam em lojas de shopping centers, seguido de lojas online (52%) e lojas de rua (45%). Cerca de 12% pretende comprar presentes no camelô.

Em relação aos gastos, 31% disseram que devem investir entre R$ 101 e R$ 300, 23% estimam pagar até R$ 100, e 19% entre R$ 301 e R$ 500. Cerca de 11% pretendem desembolsar mais que R$ 900. Quanto às formas de pagamento, a grande maioria dos consumidores (57%) pagará suas compras em dinheiro. Em seguida aparece o cartão de crédito, com 53% e débito (37,5%). Somente 2% dos entrevistados utilizará cheques ou outra forma de pagamento para quitar suas compras.

Dos usuários que não pretendem fazer compras para o Natal, 72% responderam que estão sem dinheiro, 35% estão fazendo economia e 8% não gostam de dar presentes.

A pesquisa aponta também que 90% dos entrevistados vão comemorar o Natal com uma ceia. Entre os produtos que estarão presente às mesas, peru – chester e tender lideram com 77%, seguido de panetone e outros bolos (75%), salada (70%), sorvetes, mouses ou tortas (65%), frutas frescas (64%) e massas com 39%.

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Como um bom conteúdo digital pode impulsionar as suas vendas?

Publicado em 03.11.2015 às 09:25 | Postado em: Mercado | Fonte: http://ecommercenews.com.br/
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Seja você um varejista ou uma indústria, vale ressaltar que o perfil do e-consumidor vem se alterando ano após ano e com essas mudanças a forma de expor os seus produtos também deveria seguir a mesma linha, o que em grande maioria dos casos não se faz.

Se analisarmos os principais sites varejistas do mercado, a forma de apresentação dos produtos não se altera e o custo da venda em um ambiente online vem aumentando cada vez mais, basta reparar na guerra de preços entre elas.

Contudo o e-consumidor necessita de algo mais, não basta ter o melhor preço, o melhor serviço ou o melhor produto. Para conquistar o e-consumidor é necessário entregar a ele mais informação de qualidade, com conteúdos relevantes e complementares em vários canais digitais de forma a criar um diferencial competitivo promovendo uma melhor experiência de compra e ainda é capaz de melhorar o posicionamento de sua loja online nos mecanismos de busca, atraindo mais visitas orgânicas a sua página e consequentemente aumentando a sua receita.

Apenas para contextualizar tal mudança gostaria de compartilhar duas imagens que expressão como mudou o habito dos consumidores em geral.

1    2

A imagem 1 demonstra a atenção do consumidor apenas em uma forma de comunicação, onde a mesma apresenta de forma imposta e direta propagandas, anúncios e conteúdos que em vários aspectos não nos interessam, mas como não tínhamos opção aceitávamos.

A imagem 2 por sua vez demonstra que todos os membros da família estão conectados em algum dispositivo tecnológico, certamente o conteúdo para entreter esta família é muito mais relevante para a necessidade de cada um, ou seja, cada um dos membros identificados por sua faixa etária, busca o seu conteúdo relevante, de forma a garantir uma melhor experiencia.

Agora que entendemos a necessidade de se ter um bom conteúdo, vamos entender como fazê-lo para impulsionar as suas vendas.

1 – Identifique seu público-alvo

Antes de criar qualquer conteúdo, é preciso identificar o seu público-alvo. Identificadas essas pessoas, você deverá atrai-las para o seu canal de comunicação.

Por exemplo, o público de gosta de Comic Con quer atrair pessoas interessadas em quadrinhos e nos personagens de super heróis.

Uma dica para identificar seu público é usar o Google Trends, uma ferramenta eficaz para explorar tendências e palavras-chaves relacionadas que podem ser pesquisadas pelo seu publico.

Ao compreender os termos relacionados ao conteúdo do seus canais digitais, você poderá criar um conteúdo mais relevante para seu público, levando mais pessoas a encontrar a sua página web.

2 – Produza conteúdo relevante

O segredo para produzir conteúdo relevante é criar a melhor experiência possível para seu público com um conteúdo original e de alta qualidade. Se as pessoas considerarem sua comunicação útil e diferenciada, elas provavelmente retornarão ou vincularão seu conteúdo ao de seus interesses. Isso poderá ajudar a atrair mais pessoas para seu site ao longo do tempo.

À medida que você começar a criar conteúdo, verifique se a comunicação é:

Útil e informativa: se você lançar o site de um restaurante, poderá incluir a localização, horário de funcionamento, informações de contato, menu, carta de vinhos, um blog para compartilhar futuros eventos e fotos, um aplicativo mobile para criar um engajamento com o estabelecimento.

Mais valiosa e útil que outros sites: se você escrever sobre como se maquiar para uma festa a noite, seu artigo deverá fornecer mais valor ou um ponto de vista diferente dos inúmeros artigos na Web sobre tutorial de maquiagem.

Autoridade reconhecida: mostre a credibilidade da sua comunicação e do seu conteúdo web usando pesquisas originais, citações, links, avaliações e depoimentos. Elementos como uma biografia do autor ou depoimentos de clientes reais podem aumentar a confiabilidade e a reputação do canal online.

Alta qualidade: o seu conteúdo web deve ser único, específico e de alta qualidade. Ele não deve ser produzido em massa nem exibido em um grande número de sites. Tenha em mente que seu conteúdo deve ser criado principalmente para proporcionar uma boa experiência aos visitantes.

Atraente: realce sua comunicação online com o uso de imagens dos seus produtos, da equipe ou de si mesmo. Os visitantes não devem se distrair com erros factuais, de ortografia ou de estilo. Um número excessivo de anúncios também poderá distrair os visitantes. Para atrair os visitantes, interaja com eles por meio de atualizações regulares, caixas de comentários ou widgets de mídia social.

Tenha cuidado com o que possa deixar os visitantes desconfiados ou fazer com que eles deixem o site:

  • Erros como links quebrados ou informações incorretas
  • Erros de gramática ou de ortografia
  • Quantidade excessiva de anúncios
  • Spam como comentários ou fóruns

3 – Diversifique seu conteúdo

Vídeos são mais atrativos para converter seus produtos

De acordo com pesquisa realizada pela E-tailing Group, páginas com vídeos apresentam uma taxa de conversão 30% maior do que páginas que não possuem esse conteúdo adicional. Outro dado interessante é que 52% dos e-consumidores se tornam mais seguros após assistirem vídeos sobre o produto antes da aquisição.

O estudo também revelou que a “66% dos usuários no YouTube e 57% do Facebook, visualizaram ao menos um vídeo sobre bens de consumo dentro destas plataformas”.

É nítido então que ter vídeos no site da sua empresa aumenta consideravelmente as vendas e melhora as relações com os seus e-consumidores. Mas para um efeito mais qualitativo, não copie vídeos, isto é, não insira materiais produzidos de outros produtores – a não ser muito relacionados. Os resultados são melhores se a sua empresa oferecer vídeos exclusivos e bem elaborados para tirar todas as dúvidas dos clientes, sempre visando o engajamento da sua marca.

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Saiba quais são as principais armadilhas em um projeto de e-commerce

Publicado em 14.10.2015 às 10:50 | Postado em: Mercado | Fonte: guiadeecommerce.com.br
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Muita gente fracassa em um projeto de e-commerce justamente por não conhecer as diversas armadilhas que existem no caminho de quem deseja se lançar no mundo do varejo online.

Essas armadilhas do e-commerce aparecem em todas as fases e não apenas na etapa de planejamento como também acreditam muitos empreendedores digitais.

Para poder dar uma ideia dessas armadilhas do e-commerce, resolvemos listar alguns dos principais pontos a serem observados nesse processo.

Obviamente, em um único artigo não podemos cobrir o assunto em sua totalidade, mas pelo menos os principais pontos podemos abordar.

 

Falta de planejamento é uma das principais armadilhas do e-commerce

Sem um planejamento e análise do cenário em que se deseja implementar o e-commerce você estará navegando sem rumo e sem conhecer as características do terreno. É uma das principais armadilhas do e-commerce para quem está iniciando, por isso, pense seriamente em elaborar um plano de negócio para o seu e-commerce.

Mix de produtos muito abrangente

No comércio eletrônico, operar em um nicho de mercado é um dos segredos para o sucesso de pequenos e médios empreendedores. Por isso, procure encontrar um nicho de mercado em que você possua vantagens comparativas e crie um diferencial nesse mercado. Tentar concorrer com os grandes players como Submarino, não faz o menor sentido, pois a estrutura necessária é grande e complexa demais para quem está iniciando.

Improviso e amadorismo

Loja virtual desenvolvida pelo “sobrinho que mexe com computador” e administrada pela “menina da contabilidade que tem MSN” é simplesmente suicídio empresarial.
A qualificação profissional é essencial no ramo do comércio eletrônico. Além da manutenção da plataforma de e-commerce você terá toda a parte de marketing para gerenciar, e isso so pode ser feito por gente capacitada.

Falha no marketing digital

O fundador do Yahoo, Jerry Yang, já dizia, um site sem divulgação é como um Outdoor no porão, ninguém vê.

Se a sua loja não consegue ser encontrada, você não venderá. Faça um planejamento detalhado das suas estratégias de marketing digital e monitore diariamente o desempenho dessas campanhas.

Use e abuse de SEO, links patrocinados e marketing nas mídias sociais. Seja um ponto de referência no seu setor através da criação de um blog para sua loja virtual. Acorde e durma pensando no seu marketing.

Erros de Planejamento Logístico

Essa é talvez a parte mais sensível de um e-commerce e responsável por mais de 70% das reclamações em relação a lojas virtuais. Estude e detalhe minuciosamente todo o seu processo de logística não só de entrega como também de aquisição e reversa.

Identificar possíveis pontos de estrangulamento nesse processo pode valer muito para evitar um Fail em termos de entregas. O case das Lojas Americanas está ai para comprovar essa posição. Loja virtual tem que aparecer nas páginas do Google e não nas do Procon e Reclame Aqui.

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Crise? O comércio eletrônico vai muito bem, obrigado

Publicado em 06.10.2015 às 11:17 | Postado em: Mercado | Fonte: http://ecommercenews.com.br/
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Há algum tempo o comércio digital deixou de ser apenas uma opção para quem quer expandir os negócios. Hoje o digital é uma das principais portas de entrada para quem deseja investir em um novo empreendimento, já que estabelecimentos físicos enfrentam grandes problemas como o alto custo de estrutura. Além disso, uma loja física pode ter seu crescimento refreado, já que sempre limitará o lojista a vender para uma região específica e não atingir todos os seus potenciais clientes.

Um cenário que tem sido muito comum de se ver é o investimento no digital por quem já se encontra estabelecido em uma loja de bairro, ou até mesmo dentro de shoppings em grandes centros. Levar seus produtos para o online se apresenta hoje como uma ótima saída para lojistas enfrentarem a recente diminuição de movimento, já que aparentemente os clientes também começaram a pesar os custos da logística que precisam enfrentar quando desejam comprar algo, como deslocamento, estacionamento e alimentação.

Nos últimos cinco anos o Brasil vem se destacando de forma muito positiva como um país de empreendedores digitais. Quando falamos de comércio eletrônico, estamos observando um mercado que já se apresenta como crescente e muito estável, com inúmeros incentivos e cases de sucesso que acompanhamos diariamente.

Hoje o lojista consegue montar sua loja virtual de maneira prática, entendendo todos os processos, com plataformas que oferecem inteligência, de vantagens e suporte próximo à ele, nivelando sua competitividade com os maiores players e automatizando suas vendas para clientes que hoje passam 24h conectados em redes sociais.

Caminhamos muito nos últimos anos e hoje é muito mais fácil, barato e menos burocrático abrir uma empresa, inclusive com a ajuda de muitas startups que são focadas em tornar esse caminho cada vez menos estressante para quem deseja colocar novos e bons produtos no mercado. Hoje já não é mais surpreendente ver jovens saindo da faculdade e ambicionando muito mais trabalhar em suas próprias ideias do que ir atrás de um emprego e se colocar em um mercado já saturado.

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Como divulgar uma loja virtual, confira algumas dicas.

Publicado em 08.09.2015 às 16:54 | Postado em: Mercado | Fonte: http://guiadeecommerce.com.br
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Saber exatamente como divulgar uma loja virtual é um dos grandes segredos para que deseja ter sucesso nesse segmento, pois o marketing no e-commerce é um dos fatores mais importantes dentro da estrutura deste negócio.

É claro que fatores como preço competitivo, entrega pontual e um atendimento de primeira também fazem parte dessa receita, mas a divulgação da loja virtual é quem, no final das contas, separa o joio do trigo.

As barreiras tecnológicas, como a plataforma de e-commerce e outras, foram gradativamente sendo derrubadas e por fim, saber como divulgar uma loja virtual restou como o grande segredo desse negócio.

A questão do marketing no e-commerce é tão importante que quando elaboramos o bussiness plan para uma loja virtual, quando abordamos a questão de alocação de recursos, temos como fórmula básica o direcionamento de trinta por cento para a aquisição da plataforma e outros sistemas, e o restante para o marketing digital.

 

Para divulgar uma loja virtual comece pelo planejamento

Um dos maiores erros que os novos empresários do comércio eletrônico cometem, é não ter um planejamento estratégico de marketing. Como sempre falamos em nosso curso de marketing digital, pular essa etapa é simplesmente apontar sua bússola na direção do fracasso.

 

Confira as dicas de como divulgar uma loja virtual

Se eu tivesse que resumir todas as dicas de como divulgar uma loja em um único tópico, certamente ele seria o planejamento.

Além de orientar as diversas medidas que precisam ser tomadas para um marketing eficiente no comércio eletrônico, o planejamento estratégico também acaba gerando uma grande economia de recursos, pois com ele podemos criar uma verdadeira sinergia entre as diversas ações, potencializando o conjunto.

Para poder criar esse planejamento, em primeiro lugar você precisa conhecer as diversas ferramentas digitais para o seu negócio, como marketing de busca, e-mail marketing e marketing de relacionamento através das redes sociais. Dominando esses conceitos você poderá saber exatamente do que irá precisar e até mesmo como contratar e cobrar resultados.

 

Comece pela plataforma

O primeiro passo para quem deseja saber como divulgar uma loja virtual é fazer uma análise detalhada dos recursos de marketing digital da própria plataforma. O marketing online moderno exige uma integração muito grande entre as ferramentas de divulgação e a própria plataforma de e-commerce.

Para que você tenha ideia, ferramentas de altíssima conversão como links patrocinados, Facebook Ads precisam estar conectadas diretamente à plataforma para que possamos rastrear de maneira precisa as conversões originadas desses canais.

 

Além disso, a plataforma também precisa ser flexível o bastante para poder incorporar todas as funções de monitoramento oferecidas pelo Google Analytics.

 

Como divulgar uma loja virtual já pela estrutura

A divulgação de uma loja virtual, ao contrário do que muita gente imagina, já começa no momento de sua criação. Além dos cuidados referentes aos recursos disponíveis na plataforma de e-commerce, é preciso também planejar a estrutura da loja, principalmente no que diz respeito às técnicas de SEO que precisam ser aplicadas a elementos como departamentos, seções e página de produtos da loja.

Em primeiro lugar é preciso definir um projeto de SEO para garantir a encontrabilidade do seu e-commerce. A divulgação da loja virtual precisa ser pensada desde as etapas iniciais para que mais a frente você não tenha que refazer tudo, principalmente na parte do marketing de busca. Esse tipo de coisa, além de gerar despesas que podem ser evitadas, causa bastante transtornos para o dia a dia da sua loja virtual.

 

Links patrocinados como opção imediata

Como divulgar um e-commerce

Uma das características do trabalho de SEO é ser uma estratégia de médio/longo prazo, algo entre dois e três meses, dependendo do segmento.

Por isso, melhor opção para quem deseja divulgar sua loja virtual são os links patrocinados. Os links patrocinados são anúncios pagos que você pode criar, como por exemplo, o Google AdWords para que os links da sua loja sejam publicados em destaque nas páginas de respostas de pesquisa.

Existe também a possibilidade de fazer a divulgação do seu e-commerce através de banners através da Rede de Conteúdo do Google, composta por milhares de sites, que podem veicular anúncios neste formato.

No campo do marketing de busca você conseguirá uma boa exposição usando a ferramenta de links patrocinados, mas não se esqueça que os resultados dos acessos gerados pela busca orgânica são melhores em termos de taxa de conversão. Portanto, não se esqueça que para promover uma loja virtual, é preciso ter uma estratégia de SEO robusta.

 

E-mail marketing na divulgação de lojas virtuais

Para quem deseja saber como divulgar uma loja virtual, essa é outra área que devemos tratar desde o início. O email marketing figura como a terceira melhor fonte de acessos de alta conversão para divulgação de lojas virtuais, mas é preciso ter uma boa base de e-mails. Se você tem um mailing captado em seu negócio físico, este já é um bom ponto de partida.

 

Além disso, é importante que você prepare estratégias agressivas de captação de e-mails para construir um bom número de cadastro para fazer a comunicação da sua loja virtual. Atualmente, a divulgação de uma empresa na internet passa pela criação de laços de relacionamento cada vez mais fortes com seus clientes, e o e-mail marketing é uma ótima ferramenta para isso.

 

Fazer a divulgação da sua loja virtual é uma tarefa que exige método e disciplina, mas os resultados valem a pena. Por isso é importante criar uma estratégia de marketing digital para o seu e-commerce e seguir essa estratégia de forma metódica. Como já dissemos antes, se existe uma resposta de uma única palavra para como divulgar uma loja virtual, esta palavra é: Planejamento.

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