17/10/2022

Você tem um site ou um blog e está querendo que ele apareça em posições melhores nas buscas do google mas não sabe como fazer isso?

Começa a pesquisar sobre o que fazer e se depara com um monte de termos que não conhece?

Alguns deles você nunca ouviu na vida?

Calma, não precisa se descabelar!

Assim que você passar a entender os significados de alguns termos, tudo faz mais sentido e fica mais simples decidir por onde começar a otimizar seu site.

Então, preste atenção nas explicações abaixo!

Algoritmo

O algoritmo é, basicamente, um esquema que tem como objetivo a resolução de problemas.

Parece complicado num primeiro momento mas na verdade seu conceito é consideravelmente simples: imagine que você está com calor. Muito calor. E precisa ligar o ventilador.

Para ligar o ventilador, você precisa girar ou apertar um botão; então precisa posicionar o ventilador na direção que quer o vento e então precisa ajustar a intensidade do vento de acordo com seu calor.

Este é o seu passo a passo para usar o ventilador, o seu algoritmo!

De uma forma geral, é isso que o algoritmo faz: executa tarefas segundo instruções específicas e finitas. 

Toda atividade executada por um computador é baseada em algoritmos, que, simplificando, são um conjunto de instruções - como uma receita! - que contém o procedimento para resolução de um problema, de uma tarefa. 

Rankeamento

O rankeamento diz respeito às posições que os sites ocupam quando uma busca é feita.

O ranking dos sites que aparecem para os usuários é delimitado através do algorítmo, que por meio de uma análise extremamente rápida do conteúdo existente na rede, executa uma busca criteriosa e estabelece quais são as páginas mais relevantes ao interesse do usuário para apresenta-lo. 

O Pagerank, criado por Larry Page em 1995, é o algoritmo que o Google utiliza para fazer o rankeamento das páginas.

Utilizar técnicas de SEO - Search Engine Optimization, é extremamente importante para rankear bem seu site, pois essas técnicas estão diretamente relacionadas à posição que cada site ocupa no ranking de buscas.

Search Engine Optimization

O que é SEO? Essa sigla tão comentada na internet significa Search Engine Optimization, que em português quer dizer motor de otimização de buscas.

De fato, SEO nada mais é que um apanhado de técnicas que servem para que seu site ou blog seja encontrado nos buscadores e consumido pelos usuários.

Estas técnicas servem para te ajudar a otimizar seu conteúdo de forma que ele fique mais atraente não apenas para os mecanismos de busca mas também para os leitores.

Isto porque estas técnicas possibilitam que você apresente seu conteúdo num formato que não canse ou desanime os leitores.

A chamada escaneabilidade é um fator importante ao se analisar a disposição do seu texto, uma vez que o leitor quer passar o olho por ele e já identificar se lhe interessa ou não.

Então, grandes blocos de texto ou parágrafos longos, por exemplo, devem ser evitados e substituídos por layouts mais dinâmicos, com intertítulos, headings, palavras destacadas dentre outras características.

Além desta, muitas outras dicas valiosas você vai encontrar para o seu site ou blog trabalhando com estas técnicas. 

Palavras-chave

Este termo serve pra designar aquelas palavras, termos ou tópicos do seu site/blog que você vai, deliberadamente, escolher repetir no seu texto porque elas tem alguma relação direta com o tema do seu artigo, blog ou site.

Quando os usuários procuram por algo no Google, os tais mecanismos de busca trabalham para apresentar os melhores e mais relevantes resultados que são levantados, dentre outros critérios, a partir da relação com as palavras-chave dos sites espalhados pela rede. 

Portanto, você deve sempre ter em mente que suas palavras-chave são ponto crucial no momento de elaborar seu conteúdo.

Algumas ferramentas podem te ajudar a detectar palavras-chave, como por exemplo, o Detector de Palavras-chave do Google.

Isto é extremamente importante para que você se mantenha atualizado sobre quais são as melhores palavras para cada assunto. 

Além deste, alguns outros dispositivos podem te auxiliar. Veja alguns deles:

KeywordTool.io
Übersuggest
Keyword Revealer’s
WordStream

Busca Orgânica

Há basicamente dois tipos de resultados quando você pesquisa alguma coisa na internet: os pagos e os orgânicos. 

Quando você utiliza ferramentas como o Google Adwords, por exemplo, está pagando para que seu site seja detectado no rankeamento do google; estes resultados, muitas vezes anúncios, não são naturais, por assim dizer, porque alguém está pagando para que eles apareçam para você.

Já na busca orgânica, o que ocorre é que os resultados exibidos para os usuários são baseados em determinados critérios:

  • a relevância do conteúdo dos sites para a busca do usuário;
  • a confiabilidade do site - o TrusRank;
  • a presença de palavras-chave no conteúdo;
  • os headings;
  • a usabilidade do site;
  • certificados SSL e HTTPS...

Além destes, muitos outros elementos contam no momento em que a busca está sendo feita.

Chama-se orgânica, pois para que um resultado seja buscado e apresentado para você, há todo um procedimento, que leva milésimos de segundo, que vai fazer uma varredura na rede e classificar segundo esses determinados critérios.