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Tendências do e-commerce em 2016

Publicado em 05.01.2016 às 11:49 | Postado em: Tendências | Fonte: guiadeecommerce.com.br
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É chegada a hora de discutirmos as tendências do e-commerce em 2016.

Ano passado foi um ano difícil, com uma crise econômica sem precedentes, mais apesar dos pesares, o comércio eletrônico brasileiro teve um desempenho invejável, se comparado a outros setores da economia.

As tendências do e-commerce em 2016 vão ficando cada vez mais nítidas à medida em que o consumidor brasileiro incorpora cada vez mais as compras pela Internet ao seu dia a dia, e o que era sofisticação se transforma em hábito.

Contando com consumidores mais sofisticados e com novas demandas surgindo, o comércio eletrônico brasileiro vem buscado se adaptar a essas novas situações de uma forma bem rápida, e essa capacidade de adaptação é que vem fazendo com que o segmento não só se destaque, como também seja um dos que mais resiste em tempos difíceis como os que vislumbramos.

As principais tendências do e-commerce em 2016

Identificar tendências e se adaptar a elas o mais rápido possível é uma das funções mais delicadas para um gestor de e-commerce, e nesse sentido, estamos deixando aqui nossa contribuição.

Em nossa consultoria, realizamos uma série de discussões, avaliamos as posições de profissionais de destaque aqui e no exterior e chegamos às seguintes tendências para o comércio eletrônico em 2016. Confira!

Foco em dispositivos móveis

Uma das principais tendências do e-commerce em 2016 será o foco ainda maior em dispositivos móveis. Segundo dados do relatório Webshoppers da consultoria e-Bit do primeiro semestre de 2015, o volume de compras através de dispositivos móveis representou 10,1% do faturamento total do semestre, o que representou uma evolução de 44% em relação ao mesmo período do ano passado.

O crescimento da base de smartphones com acesso à Internet e a popularização dos tablets está direcionando o mercado neste sentido.

Layout responsivo

O layout responsivo no e-commerce não é mais tendência e sim uma obrigação. Em nosso roteiro para análise de plataformas de e-commerce que distribuímos em nossos treinamentos, esse já é um item considerado essencial na hora da escolha de um plataforma de e-commerce.

Com a expectativa do incremento das vendas online através de dispositivos móveis, ter um layout responsivo no e-commerce é atualmente uma imposição do mercado e questão de sobrevivência. Não bastasse isso, o próprio Google, conforme uma previsão feita por nós ano passado, anunciou a responsividade dos sites passou a integrar seu algoritmo de classificação de ranking para buscas.

Evolução em meios de pagamento para mobile commerce

A expansão das vendas através de dispositivos móveis deverá empurrar uma evolução natural da segurança em meios de pagamento móveis no Brasil, uma área onde ainda encontramos dificuldades, principalmente no que diz respeito à segurança e integração com outras modalidades de pagamento.

Cada vez mais tecnologia

As principais tendências do e-commerce em 2016A necessidade de oferecer uma experiência de navegação cada vez mais agradável e útil, devemos esperar uma nova leva de recursos técnicos, principalmente nas páginas de detalhe de produto.

Elas deverão oferecer cada vez mais recursos como vídeo e outros recursos de visualização, além de forte integração com as diversas mídias sociais.

O e-commerce de vestuário e acessórios saiu na frente nessa questão e deverá ser acompanhado por outros segmentos. A ordem é dar uma experiência cada vez mais viva a quem visita uma loja virtual.

Customização da navegação e atendimento

Ainda na linha da usabilidade e User Experience devemos assistir uma customização cada vez maior, não apenas da navegação na loja como também da comunicação com os clientes.

O remarketing, o envio de e-mail marketing e ações nas redes sociais tenderão a ser cada vez mais customizados, levando em consideração a experiência anterior do usuário. Uma das tendências do e-commerce em 2016 é criar um relacionamento cada vez mais personalizado com os clientes.

Intensificação do usa de redes sociais

Outra tendência do e-commerce em 2016 que merece destaque é a integração ainda maior com as redes sociais. Listas de desejos, por exemplo, poderão ser montadas diretamente a partir de redes sociais como Facebook e ficarão disponíveis nas lojas virtuais.

Tínhamos apostado nesta tendência para 2015 e reafirmamos o caminho para 2016. É um caminho sem volta e é fundamental para o sucesso de um e-commerce, estar muito bem alinhado com esse movimento.

Micro e-commerce

Está cada vez mais fácil montar uma loja virtual. Não me refiro a lojas virtuais grátis ou coisa assim. Me refiro a plataformas de e-commerce boas e de baixo custo de manutenção, que agora estão ao alcance até mesmo de pessoas físicas ou micro empresários.

É de se esperar uma série de lojas geridas por pessoas físicas para o escoamento de pequenas produções artesanais e pontos de vendas de micro empreendimentos. Essa é uma das tendências do e-commerce em 2016 que deverá ficar bem evidente já a partir do primeiro semestre de 2016.

WordPress deverá avançar

A plataforma WordPress, originalmente usada para a criação de blogs, tem avançado a passos largos na direção do e-commerce e atualmente é possível montar uma loja virtual com WordPress que não fica devendo nada a outras soluções open source.

Uma das tendências do e-commerce em 2016 é que o WordPress se consolide como opção de plataforma de baixo custo, ideal para quem está iniciando um negócio e não está disposto a investir grandes somas em uma plataforma própria, mas não abre mão de um sistema sofisticado e escalável.

O crescente número de plugins de e-commerce para WordPress vem trazendo cada vez mais opções para o desenvolvimento de lojas virtuais com essa plataforma. A oferta de layouts prontos de altíssima qualidade também está ajudando bastante no processo de popularização desta plataforma.

Aprimoramento da logística no e-commerce

Um dos pontos mais importantes para o sucesso no e-commerce é a logística, e nisso ainda precisamos melhorar muito. Com o aumento da competição entre os operadores logísticos voltados para o e-commerce nacional, devemos assistir a um aprimoramento das rotinas, principalmente no que diz respeito à logística reversa.

É de se esperar também uma redução de custos em função do aumento da competitividade do mercado e o momento delicado que as empresas de logística estão passando em função da crise econômica.

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Chevrolet cria campanha para usuários tirarem dúvidas pelo whatsapp.

Publicado em 02.09.2015 às 15:57 | Postado em: Tendências | Fonte:
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Clientes reais, donos de alguns modelos da montadora, respondem as dúvidas de novos clientes.

Não é nenhuma novidade que o mercado está cada vez mais exigente quanto aos avanços tecnológicos e a interatividade. Esta semana, mais uma empresa resolveu utilizar o whatsapp como canal de comunicação com seus clientes. A campanha nasceu com o objetivo de tirar dúvidas sobre os modelos de carros produzidos pela montadora. E para tornar a experiência do usuário ainda melhor, são os donos de alguns modelos da marca que respondem às dúvidas.

A interação é motivada pelos comerciais que são exibidos na TV e foram personalizados de acordo com os locais e ambientes que os donos costumam frequentar. Cada um dos 11 clipes usa um modelo de carro diferente e no final da propaganda o número do WhatsApp dele é divulgado.

Segundo o site da campanha, o prazo para que eles respondam as dúvidas é de até 48 horas. Porém, pela grande demanda,este tempo pode ser maior.

E você, o que achou da iniciativa?

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Chrome confirma: o Adobe Flash está mesmo com o 'pé na cova'

Publicado em 02.09.2015 às 15:52 | Postado em: Tendências | Fonte: http://www.tecmundo.com.br/
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Meses atrás, a Google lançou uma versão Beta do Google Chrome que trazia um recurso bem interessante: a desativação de conteúdos Flash desnecessários. Agora, a desenvolvedora está trazendo esse recurso para a versão final do navegador, o que significa que todos os consumidores poderão aproveitar a novidade — que será ativada por padrão em todos os navegadores.

A justificativa que a Google utiliza para a desativação dos conteúdos é a mesma que a Apple apresentou anos atrás: consumo excessivo de bateria e RAM da plataforma. Em resumo: o Adobe Flash reduz bastante a autonomia das baterias nos eletrônicose nos computadores, por utilizar processamento demais dos computadores e também em outras plataformas.

A partir de agora, elementos executados em Flash (e outros plugins) serão identificados rapidamente pelo Chrome. Caso o browser identifique que o conteúdo não é algo central para a página — ou seja: trata-se de um conteúdo secundário, como um anúncio —, ele será pausado automaticamente. Para que a execução volte ao normal, o usuário terá que realizar o comando para isso.

Todos os consumidores poderão aproveitar o novo recurso já na versão 42 do Google Chrome, que será atualizado automaticamente durante os próximos dias. Com o bloqueio no navegador da Google, é possível que anunciantes passem a criar seus materiais com outras ferramentas e isso deve contribuir para levar o Adobe Flash ao seu merecido descanso final.

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Startup permite envio de produtos no Brasil sem sair de casa

Publicado em 01.09.2015 às 15:07 | Postado em: Tendências | Fonte: ecommercenews.com.br
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A Mandaê é uma startup criada para desburocratizar a entrega de produtos. A startup promete um envio rápido e ágil, que contempla desde objetos delicados, como artigos feitos de vidro ou cerâmica, a grandes produtos, como peças de carros, através do site da empresa, ou do aplicativo, disponível para iOS e Android.

Para utilizar os serviços da Mandaê, o usuário apenas envia uma foto daquele objeto que quer transportar, define o local de entrega e indica onde o produto se encontra. Logo em seguida, a Mandaê realizará a coleta, embalagem e despache dos artigos desejados. A empresa cobra uma taxa de coleta de R$ 10, mais a taxa de envio. Caso exista mais de um item para ser transportado, o cliente só precisa arcar com as taxas do despacho.

A Mandaê também oferece empacotamentos personalizados, com caixas e materiais desenvolvidos pela própria startup. De acordo com a empresa, o índice de quebra de produtos da Mandaê fica em torno de 0,06%. Caso algum imprevisto aconteça, a Mandaê cobre valores de até mil reais por produto

Segundo Marcelo Fujimoto, cofundador da startup, a Mandaê espera transformar o transporte de produtos em uma experiência simples e agradável: “Conosco você pode enviar qualquer objeto que quiser sem precisar pagar pelo empacotamento e nem sair de casa”, comenta.

Em um primeiro momento a empresa atua apenas em São Paulo e Osasco, realizando entregas em cerca de 45 mil CEPS. Para este ano, a Mandaê espera despachar 150.000 encomendas, além de manter uma meta de expansão, nos próximos anos, para as demais regiões metropolitanas do Brasil e de outros países.

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Você sabe quais as vantagens de um site responsivo?

Publicado em 28.07.2015 às 14:43 | Postado em: Tendências | Fonte:
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Esta semana postamos em nosso blog, uma matéria que mostra o grande número de acessos pelos smartphones no Brasil, a nova pesquisa realizada pela Ibope constata que 68,4 milhões de brasileiros acessaram a internet via smartphone no primeiro trimestre de 2015. O número representa um crescimento de cerca de 10 milhões sobre os 58,6 milhões do trimestre anterior.

Com isso, voltamos a falar de um assunto que ganhou muita evidência este ano no mundo do design digital que é o desenvolvimento de sites responsivos.

 

MAS AFINAL O QUE É UM SITE RESPONSIVO?

Site ou layout responsivo, ou também conhecido como site flexível é quando o site automaticamente se encaixa no dispositivo do usuário (PC, celular, tablet, etc).

Em smartphones a navegação e experiência do usuário fica difícil e limitada tendo que usar recursos de zoom in e out para ler a página na integra. Outros detalhes como botões e menus ficam desformatados pois não foram feitos para esse dispositivo ou resolução.

 

GOOGLE ANUNCIOU QUE IRÁ PRIORIZAR SITES RESPONSIVOS.

Segundo a revista Info, a Google anunciou que irá priorizar sites responsivos, depois de anunciar em fevereiro que faria mudanças significativas em seu ranking de buscas, o Google cumpriu parte da promessa nesta semana: os sites que não forem adaptados para smartphones e outros dispositivos móveis cairão no ranking. De acordo com a gigante californiana, a atualização afetará apenas os rankings exibidos em celulares e tablets.

 

MAIS ALGUNS MOTIVOS PARA TER UM SITE RESPONSIVO?

- 42% dos pesquisados acessam a Internet pelo menos uma vez por dia no smartphone;

- 80% dos usuários de smartphones que participaram da pesquisa já procuraram informação sobre um produto ou serviço no celular;

- Brasil já o 4º país do mundo em número de smartphones;

- O país tem o 8º maior crescimento no número de internautas;

- Os smartphones são um ponto de aceso importante para a pesquisa na Internet. 50% de usuários fazem pesquisa em buscadores todos os dias;

- Um usuário de smartphone consulta seu celular, em média, 150 vezes por dia.

 

Agora que você já sabe a importância de ter um site responsivo, entre em contato conosco e torne o seu site ainda mais interessante, se você já é cliente da iPoomWeb temos um desconto especial.

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