13/05/2019

Mesmo com alguns problemas, o Google acredita que a realidade aumentada (RA) será muito utilizada em seus serviços de busca e no Google Maps. Um dos esforços da empresa nessa área é o Google Lens, que recebeu uma série de anúncios durante o Google I/O 2019.

Entre os novos recursos de RA está a tradução instantânea, com detecção automática de idiomas. Essa nova função estará disponível para o Google Lens, mas, antes disso, já chegou ao aplicativo do Google Tradutor.

Ao analisar a nova versão do Tradutor, uma nova interface e novos recursos, que melhoram a forma como a tradução ao usar a câmera, foram encontrados. O modo de tradução instantânea está recebendo uma nova atualização que permite a detecção de idioma automaticamente. Isso não ajudará o usuário apenas com traduções mais rápidas, mas também garantirá que você possa traduzir qualquer texto sem, realmente, conhecer a língua em que ele está escrito.

Como parte da nova interface, há uma barra na parte inferior com três modos disponíveis, como Instant (instantâneo), Scan (escanear) e Import (importar). O modo Instant agora recebe uma opção de “parar tradução”, que faz com que o aplicativo pare de traduzir o texto. A frase traduzida de forma instantânea aparece sobre o texto original, mantendo quase a mesma formatação. Confira:

O modo de escanear é bastante semelhante às versões anteriores, mas há uma pequena adição que inclui um botão “Limpar”, que permite desmarcar o conjunto realçado de palavras. Além disso, o modo Importar permite selecionar e digitalizar imagens existentes na galeria para que elas possam ser traduzidas.

Embora o novo Google Translate seja semelhante às versões anteriores em termos de recurso, a nova interface com texto indicativo facilita seu uso. A detecção automática de idiomas e a nova interface foram encontradas na versão 5.29 do tradutor, mas a atualização ainda não foi liberada para o público. Essa visualização só foi possível ao se explorar seu código-fonte.