iPoomWeb Agência Digital

Blog - Pesquisas

Dicionário da tecnologia: veja o significado dos termos mais comuns.

Publicado em 14.06.2016 às 10:16 | Postado em: Pesquisas | Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/
Compartilhe:

A tecnologia é muito legal, né? Mas, às vezes, a gente vê umas palavras que acabam dificultando na hora de entender as características de alguns dispositivos e até para fazer a manutenção do computador.

Eu vou te mostrar 14 termos da tecnologia que aparecem bastante no nosso dia a dia e que talvez gerem algum tipo de dúvida. Dá uma olhada:

Backup
É o nome dado às cópias de segurança de arquivos de computadores, tablets e smartphones feitas para evitar a perda de dados em caso de roubo ou problemas técnicos. Você pode guardar essa cópia de segurança em serviços de nuvem, HD Externo e até em pen drive.

Browser
O nome pode parecer um pouco estranho, mas significa o mesmo que navegador. O Google Chrome, Safari, Mozilla Firefox, Opera e Internet Explore são alguns dos navegadores mais conhecidos.

Cloud
Traduzindo direto do inglês, cloud significa nuvem. Na tecnologia, o termo é usado para identificar os serviços de armazenamento em nuvem, como o iCloud, Google Drive, One Drive e DropBox. Essas plataformas permitem que você armazene arquivos sem gastar a memória do seu dispositivo ainda tem a vantagem de poder acessar de qualquer lugar!

Cookies
Você já reparou, quando vai limpar o histórico do navegador de internet, a opção de excluir os “Cookies”? Eles são arquivos que armazenam informações do usuário, como nome e senha e compartilham essas informações entre o site e navegador. Essas informações são guardadas para que na próxima vez que você entrar na página, o site se lembre de você. Então, se essa opção aparecer de novo, pode excluir sem problemas, não vai afetar o navegador; a única coisa que vai acontecer, é você ter que colocar o login e senha em sites que peçam essas informações, como redes sociais e e-mail.

Gadgets
É o seu celular, câmera digital, GPS, MP3, iPod, ou seja, tudo que for um dispositivo tecnológico usado no dia a dia.

Hardware
É a parte física de um computador, celular ou tablet. São os componentes eletrônicos, como circuitos de fios e luz, placas, e qualquer outro material físico que seja necessário para fazer com o que computador funcione.

HTTPS
Alguns sites têm escritos HTTPS no endereço da página; isso significa que o conteúdo que o usuário troca com o site está seguro de hackers. Você, provavelmente, vai encontrar esse HTTPS em sites de bancos. Olha só: ele também pode ser representado por um cadeado verde.

IP
É o protocolo de comunicação da Internet. Ele que é responsável por endereçar e encaminhar as informações pela rede. Todo dispositivo eletrônico que tenha conexão com a Internet tem um IP próprio de identificação.

NFC
É uma tecnologia de comunicação de curto alcance usada para trocar poucas informações. No transporte público, por exemplo, quando você aproxima o cartão da passagem, a leitora identifica o chip NFC e troca dados que informam o saldo disponível e libera a catraca. Alguns smartphones, como o iPhone 6s e o Galaxy S6, já contam com essa tecnologia para realizar pagamentos pelos celulares. Muito legal, não é mesmo?

Phishing
É o nome dado para fraudes eletrônicas, principalmente quando os hackers criam um e-mail e uma página de um site falsos, que tentam se passar por verídicos, para conseguir informações pessoais dos usuários. Então, fique atento na hora de abrir os seus e-mail, viu?

Pixels
As imagens que vemos no computador, TV e celular são formadas por pequenos pontinhos, chamados de pixels. São eles que definem a qualidade de uma câmera ou resolução de uma tela. Por exemplo, quanto mais megapixels uma câmera tiver, mais ela consegue ampliar a imagem sem ficar embaçada.

Software
É o programa que comanda o funcionamento de um computador, como Windows. Os programas de antivírus e edição de imagens também podem ser chamados de softwares, viu?

URL
É o caminho usado para encontrar alguma informação na rede. O exemplo mais comum são os endereços de sites; quando você digita no navegador www.olhardigital.uol.com.br ou www.magazineluiza.com.br, você está digitando a URL do site. O termo também é usado para encontrar arquivos no computador.

Widgets
São pequenas aplicações que servem para complementar outros aplicativos ou para oferecer recursos extras e novas funcionalidades à um dispositivo, como informação de trânsito, previsão do tempo e lembretes. Eles costumam ficar nas áreas de trabalho tanto de computadores quanto de celulares.

Continue lendo o artigo »

  • 1

Receba nossas novidades

Receba dicas e novidades diretamente em seu e-mail.

Categorias

Últimos Posts