24/05/2019 ecommercebrasil.com.br

No mundo fora do marketing digital era mais difícil saber com quem uma instituição realmente “conversava”. Isso porque, além de atingir seu público-alvo, elas também impactavam os não alvos de maneira indireta. Ferramentas inéditas vieram para mudar esse cenário e hoje é possível alcançar positivamente quem é considerado o real receptor da mensagem que se deseja transmitir.

Mas esse novo cenário vai além da aproximação entre empresa e público. Agora existem mecanismos que garantem o contato direto com as pessoas certas. Sim, aquelas que querem ser atingidas e realmente precisam receber informações do produto oferecido naquele momento.

E as responsáveis por gerar essas conexões mais assertivas são as ferramentas do marketing digital. Saiba quais são e as suas relevâncias:


Redes sociais

Sem dúvidas uma parcela do seu público está nas redes sociais. Por isso é importante que a empresa conte com esse artifício em seu plano de marketing. Antes, aliás, vale analisar a persona e o público-alvo e entender quais plataformas mais se identificam com sua estratégia seus objetivos.


E-mail marketing

Essa ferramenta é essencial para conquistar clientes. É ainda um dos meios mais eficazes para potencializar conversão se seguindo um modelo de funil de vendas. É importante dividir a lista de contatos baseando-se em critérios, como interesses ou perfil (para desenvolver uma comunicação distinta para cada segmento). Elaborar um layout que se encaixe na identidade da marca e trazer ofertas interessantes também entra na lista de relevâncias.


Links patrocinados

O Google processa cerca de 40 mil buscas por segundo. A empresa pode ter toda essa exposição ao alcance do negócio ao anunciar na página de resultados. Esse é o objetivo do Google AdWords, plataforma de links patrocinados do buscador. Nele, é possível escolher as palavras de buscas que gostaria de inserir anúncios e somente é pago quando o público realmente interagir.


Rede de display do Google
Esse sistema de publicidade é atrelado ao Google Ads e permite mostrar conteúdo em uma série de páginas parceiras — o que inclui a maioria dos sites da Internet. Ao elaborar a campanha, o próprio algoritmo exibe o anúncio para o público certo, não importa onde ele esteja.


Inbound marketing
O inbound marketing é um conjunto de estratégias para educar a audiência de forma contínua, até que ela fique pronta para consumir. Ele não vai atrás do seu público-alvo. Em vez disso, utiliza conteúdo de qualidade para atrair essas pessoas e se estabelece como uma autoridade no meio de atuação de uma empresa. Dessa forma, é um caminho de como conquistar clientes usando ofertas pensadas para cada perfil e um planejamento.


Marketing de conteúdo
Para impactar a audiência de uma empresa de forma competente, é preciso oferecer um conteúdo relevante que mereça receber engajamento. Isso significa que está na hora de implementar o marketing de conteúdo. Para isso, é preciso analisar quais as principais necessidades do público e elaborar uma lista de possíveis pautas para explorar. Aqui são válidos os posts informativos, capazes de cativar o público com dados que ele está procurando.


Vídeos
O formato audiovisual proporciona um consumo fácil por parte do público. Além disso, pode ser um mecanismo bastante eficiente para divulgar uma marca e reter clientes. Ele pode ser utilizado em redes sociais e diferentes canais de comunicação. A ferramenta funciona como uma forma de engajar melhor o público, cativá-lo de maneira pessoal e entregar o conteúdo por uma fácil assimilação. Dá para mostrar entrevistas e tutoriais, incluindo assuntos complexos e o que mais se encaixar na estratégia da empresa.


Marketing local
O marketing local leva em consideração a geolocalização do usuário. Assim, oferece uma publicidade direcionada, voltada para aquele ponto determinado. É mais indicado a estabelecimentos físicos, como lojas, restaurantes, academias, entre outros.


Influenciadores digitais
A publicidade online não se faz apenas com a ajuda de anúncios bem direcionados. Ações estratégicas capazes de entregar resultados de qualidade superior ao convencional são bem-vindas. Esse é o caso dos influenciadores digitais: personalidades de múltiplas áreas que direcionam um público grande para os produtos de uma empresa.


Mobile first
Os dispositivos móveis são responsáveis pela maioria dos acessos à internet no Brasil. Consequentemente, podem trazer uma série de oportunidades bastante valiosas para uma empresa. Vale a pena pensar na força que um SMS possui ao chamar a atenção do público.


Análise de resultados
Esse não é um canal de marketing digital, mas é essencial para potencializar os retornos e garantir o sucesso de campanhas. Para isso, é necessário ter o hábito de mensurar os resultados das campanhas a fim de ter certeza de dois pontos bem importantes: o que deu certo e o que precisa de ajustes.


Resumindo: as ferramentas digitais são de extrema importância para a comunicação de uma empresa. Sem esse recurso se torna difícil estabelecer metas e entender a evolução e desempenho de campanhas e ações online. Por isso, use e abuse dessas soluções da melhor forma.