20/05/2019 olhardigital.com.br

Quem costuma viajar para os Estados Unidos ou Europa sabe que a ideia não é nova. Mas, não deixa de ser inovadora. A história começou em setembro de 2011, quando a Amazon instalou seus primeiros lockers – armários em português – em 3 cidades: Seattle, Nova York e Londres. Como acontece com muitas novidades tecnológicas, no começo muita gente não entendeu, nem viu tanto valor assim na iniciativa. Porém, o tempo passou e, hoje, o conceito dos armários literalmente explodiu. Outras empresas também adotaram a solução, e apenas a Amazon já tem mais de 2 mil desses armários instalados em mais de 50 cidades.

Se no início o público não entendia direito a utilidade, hoje é o contrário: muitas vezes os lockers estão lotados pelo enorme uso. Se transformaram numa alternativa super conveniente para, por exemplo, quem está viajando e precisa receber uma encomenda – e também para os consumidores regulares.

Do ponto de vista de tecnologia, a solução é relativamente simples. Você faz sua compra num e-commerce qualquer e, na hora de escolher o endereço de entrega, pode escolher receber o produto num armário. Quando a encomenda chega, você é avisado pelo aplicativo e por e-mail, com um código numérico e um QR Code. Ao chegar ao armário, você digital o código, ou exibe o QR code para o leitor e, pronto, o armário abre o compartimento correspondente à sua entrega.

Falando assim parece simples, mas é importante lembrar que todo um esquema digital precisou ser desenvolvido. Desde o entregador, que precisa escanear o produto para que o sistema saiba que ele foi guardado naquele box específico, até o sistema que gera o código numérico ou inteligente que corresponde àquele armário e à sua encomenda em particular.

Agora, o conceito começa a ser experimentado também no Brasil. Os Correios anunciaram um sistema similar, para atender condomínios, e algumas empresas também já estão operando projetos em fase inicial.

Uma delas, a iFood, trabalha na entrega de comida e já tem vários armários inteligentes instalados em prédios comerciais e residenciais nas cidades de São Paulo e Campinas. O funcionamento é bastante similar ao dos armários encontrados no exterior.

No final, o que faz a diferença nessa solução é a conveniência que ela traz para a vida de todos nós consumidores. Foi isso que levou a rede de farmácias Panvel, que tem origem no sul do Brasil, a também experimentar a novidade. Eles já têm armários inteligentes instalados em alguns pontos de diferentes estados – todos em locais de grande circulação de público. Mas, além do desafio do desenvolvimento tecnológico, eles já perceberam que também há o processo de adaptação dos hábitos dos consumidores. Afinal, de nada adianta uma solução tecnológica que não caia nas graças dos usuários...

Quem já usou a solução da Amazon no exterior ou mesmo aqui no Brasil pode comprovar a praticidade do sistema. É claro que existem obstáculos diferentes por aqui – como a questão da segurança, por exemplo. Mas, a solução de tecnologia é, sem dúvida, uma ajuda super bem-vinda para quem enfrenta o dia a dia corrido das grandes cidades. A gente acha que os armários inteligentes são uma tendência que veio para ficar, também aqui no Brasil.