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Confira dicas para melhorar a gestão do seu E-commerce

Publicado em 03.05.2017 às 14:56 | Postado em: Mercado | Fonte: news.comschool.com.br
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O bom momento do e-commerce no Brasil coloca o setor em um dos momentos mais agradáveis aos novos empreendedores. A grande questão está quando o número crescente de público contribui para o aumento da concorrência no mercado. Quanto mais o mercado cresce e se torna rentável, maior o número de investidores.


Confira algumas dicas para definir um planejamento eficaz a ponto de assegurar um bom crescimento da sua loja virtual:
Crescimento financeiro:


Colocar uma meta de faturamento é muito importante para o crescimento da empresa. Lembre-se que todo crescimento requer investimento, seja em tecnologia, marketing ou pessoas, estando alinhado com os custos. O ideal é comparar com concorrentes do mesmo mercado.


Gestão dos dados financeiros:
Para quem está começando, é vital entender os números e criar um modelo de controle, seja ele uma planilha no Excel ou um ERP simples. O empreendedor deve entender os conceitos e encontrar uma forma de medir seus custos, lucros e resultados.


Novas métricas para o e-commerce:
Identifique quesitos que ainda não foram controlados e aplique correções, caso estejam abaixo do esperado. Alguns exemplos são: a taxa de conversão de visita de vendas (quantas empresas eu visito e quantas consigo vender), Retorno de Investimento (ROI) de uma campanha de Google ou percentual de inadimplência. O importante é ter um plano de ação para quando essas métricas não estiverem boas.]


Controle gastos:
Um erro comum entre pequenas empresas é projetar um crescimento de receita e gastos juntos. A lógica de que “é preciso gastar mais para vender mais” é perigosa, pois muitas vezes atingimos o plano de despesas, mas não batemos a meta de vendas. Tente projetar metas mais curtas, mensais, trimestrais e só comece a aumentar os gastos quando tiver confirmação das transações, mantenha o pé no chão.


Escute mais seus clientes:
É extremamente importante escutar o que o cliente pensa e através disso identificar pontos de melhoria e impulsionamento. Para não deixar o objetivo abstrato, coloque uma meta de quatro agendas anuais, com cinco clientes por vez. Ao final de cada etapa, chame o seu time e discuta o valioso papo com os clientes.


Atenção ao time:
O funcionário é muito importante para empresa, afinal ele coloca a mão na massa e muitas vezes recebe o feedback de diferentes lados, o que possibilita novos olhares. Um colaborador desmotivado ou que “jogue contra” pode deixar toda uma área com problema. Planejar reuniões estruturadas de feedback com o time é vital para saber como está o clima organizacional, além de estratégico. Assim, o gestor pode estimular o crescimento das pessoas, desenvolvendo o trabalho em equipe.


Vise o mercado:
Uma grande possibilidade de analisar o mercado e sentir o que ele pede é participando de eventos relevantes no setor de atuação. Faça um calendário com 3 a 4 eventos, marque suas observações e leve isso para análise em equipe.


Prepare pessoas para o próximo estágio:
Saber como gerir uma equipe é essencial para empresas que estão em crescimento. Prepare seus funcionários para enfrentar novos desafios para que assim, juntos, a empresa chegue longe. Liste quais as primeiras tarefas que podem ser delegadas, coloque-as em um cronograma ao longo do ano e repasse o plano a cada mês ou trimestre, sempre motivando e ouvindo os funcionários.


Acredite sempre:
Um grande empreendedor se dá pela capacidade de planejar e, principalmente, de executar seus sonhos e projetos. Entenda que nessa jornada será preciso se doar muito e motivar os outros. Esteja motivado, focado e com todo o gás para levar o seu e-commerce cada vez mais longe.

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